Um LED (Light Emitting Diode) emite luz quando é percorrido por uma corrente elétrica, isto é, utiliza o efeito oposto ao efeito fotoelétrico.
Um LED é formado por dois semicondutores diferentes: um tipo p e outro tipo n, unidos. Quando se estabelece um diferença de potencial entre estes dois materiais, de modo a que o polo positivo de LED fique ligado ao polo positivo do gerados, a resistência é praticamente nula, o LED é atravessado pela corrente elétrica e, nestas condições, ocorre emissões de luz.
A luz emitida por um LED não é monocromática; contudo, a banda de emissão é estreita, pelo que os fotões emitidos terão todos a mesma frequência. Por isso existem LED’s de diferentes cores, visível e no infravermelho.
A energia do cada foto emitido, E, é diretamente proporcional à sua frequência, v.
E=h .v
Sendo h a constante de Planck.
Esta emissão de luz ocorre quando os portadores de carga transitam entre diferentes estados de energia ao passarem na junção entre os dois materiais semicondutores diferentes que constituem o LED. A energia envolvida nesta transição é convertida em energia de fotão.
Os objetivos desta prática é traçar a curva de um LED, determinar a constante de Planck e reconhecer que a energia elétrica de um elétron de condução é igual à energia do fotão emitido num LED.
Foram determinados também as tensões de LED das diferentes cores.
A sequência da prática esta no link av=baixo que te direcionar para o google drive, escolha Roteiro_placa_LED_3cores.pdf
Clique aqui para ter acesso ao roteiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário