UNIVERSIDADE
FEDERAL DO AMAZONAS
PROGRAMA
DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Disciplina:
Ciência Cidadã 1
Professor:
Dra. Marisa Cavalcante
Equipe:
Marcela , Shirleide Souza Xavier e Tamirys Mendes
Plano de aula
Este
plano de aula foi desenvolvido por alunos de mestrado como atividade avaliativa
para a disciplina optativa Ciência Cidadã,
ministrada pela professora doutora Marisa Cavalcante, PPGECIM-UFAM, tem o
objetivo de explanar a respeito do Eletroscópio, sua construção com material de
baixo de custo, sua aplicação na Física, Química e Biologia. Os alunos
efetuarão o cálculo da constante da rede de distribuição (Cd sem película) e o
cálculo do comprimento de ondas.
Objetivo entender
de maneira didática o comportamento corpuscular da luz.
1° momento:
motivação, realização apresentação de um poema sobre a luz, usando como
analogia o amor. Para que os alunos assimilem como ocorre a difração de um
feixe de luz e um breve comentário introduzindo a assunto da aula.
Tempo: 10min.
Poema: À luz do
amor
Agora sei porque
dizem o amor é cego!
Meu amor é como a
luz, seus olhos como uma rede de difração. Que como flecha disparadas aos seus
olhos em um ângulo senoidal meu coração se derrete e se decompõe em
7 cores descrevendo meu amor
Azul... mar, quão
profundo é.
Violeta… a minha
mochila que você me deu para guardar nossas cartinhas.
Ciano…
representando o infinito céu.
Verde lembro me
das angiospermas, tal qual completas assim sou em ti
O amarelo como
brilha o sol
O alaranjado como
o suco de cajá tão tão gostoso
E por fim o
vermelho a cor da paixão que difratou meu coração.
Apresentar o
espectroscópio caseiro
Discorrer a
respeito das aplicações do Espectroscópio na Física, na Química e Biologia
2° momento: Apresentação
das relações matemáticas que envolverão o cálculo da constante da rede e o
cálculo dos comprimentos de onda no quadro branco, falando um pouco sobre
Newton e sobre o comportamento da luz e suas propriedades.
Tempo: 30min.
3° momento:
atividade avaliativa, propõe- se a turma seja dividida em equipes de no máximo 3 alunos para melhor compreensão do assunto .
A construção de um espectroscópio. E na próxima aula apresentação dos projetos elaborados pelos alunos.
Segue abaixo o Link passo a passo para a construção do espectroscópio:
Tempo: 20min.
Segunda aula: Após a apresentação da parte teórica do assunto e a realização do espectroscópio. Aula conceitual, após trabalhar o assunto sobre a luz utilizando o espectroscópio os alunos:
Identificarão o triangulo
Identificarão o lambda
Calcularão o espectro da luz
A construção de um espectroscópio. E na próxima aula apresentação dos projetos elaborados pelos alunos.
Segue abaixo o Link passo a passo para a construção do espectroscópio:
Tempo: 20min.
Segunda aula: Após a apresentação da parte teórica do assunto e a realização do espectroscópio. Aula conceitual, após trabalhar o assunto sobre a luz utilizando o espectroscópio os alunos:
Identificarão o triangulo
Identificarão o lambda
Calcularão o espectro da luz
Tempo: 40min.
4³ momento: breve
comentário interagindo com a turma sobre de que diversas maneiras no nosso dia
a dia podemos perceber o comportamento da luz.
10min.
Link para referencial teórico:
prática espectroscópio
portalsaofrancisco.com.br/quimica/espectroscopia
fisica.icen.ufpa.br/didatico/espectroscopia.pdf
astro.if.ufrgs.br/rad/espec/espec.htm
Link para referencial teórico:
prática espectroscópio
portalsaofrancisco.com.br/quimica/espectroscopia
fisica.icen.ufpa.br/didatico/espectroscopia.pdf
astro.if.ufrgs.br/rad/espec/espec.htm