terça-feira, 20 de junho de 2017

Plano de Aula - Espectroscopia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Disciplina: Ciência Cidadã 1
Professor: Dra. Marisa Cavalcante
Equipe: Marcela , Shirleide Souza Xavier e Tamirys Mendes
­­­­­­­

Plano de aula

Este plano de aula foi desenvolvido por alunos de mestrado como atividade avaliativa para  a disciplina optativa Ciência Cidadã, ministrada pela professora doutora Marisa Cavalcante, PPGECIM-UFAM, tem o objetivo de explanar a respeito do Eletroscópio, sua construção com material de baixo de custo, sua aplicação na Física, Química e Biologia. Os alunos efetuarão o cálculo da constante da rede de distribuição (Cd sem película) e o cálculo do comprimento de ondas.

Objetivo entender de maneira didática o comportamento corpuscular da luz.


1° momento: motivação, realização apresentação de um poema sobre a luz, usando como analogia o amor. Para que os alunos assimilem como ocorre a difração de um feixe de luz e um breve comentário introduzindo a assunto da aula.
Tempo: 10min.
Poema: À luz do amor

Agora sei porque dizem o amor é cego!
Meu amor é como a luz, seus olhos como uma rede de difração. Que como flecha disparadas aos seus olhos em um ângulo senoidal meu coração se derrete e se decompõe em 7 cores descrevendo meu amor
Azul... mar, quão profundo é.
Violeta… a minha mochila que você me deu para guardar nossas cartinhas.
Ciano… representando o infinito céu.
Verde lembro me das angiospermas, tal qual completas assim sou em ti
O amarelo como brilha o sol
O alaranjado como o suco de cajá tão tão gostoso
E por fim o vermelho a cor da paixão que difratou meu coração.

Apresentar o espectroscópio caseiro

Discorrer a respeito das aplicações do Espectroscópio na Física, na Química e Biologia



2° momento: Apresentação das relações matemáticas que envolverão o cálculo da constante da rede e o cálculo dos comprimentos de onda no quadro branco, falando um pouco sobre Newton e sobre o comportamento da luz e suas propriedades.
Tempo: 30min.

3° momento: atividade avaliativa, propõe- se a turma seja dividida em equipes de no máximo 3 alunos para melhor compreensão do assunto .
A construção de um espectroscópio. E na próxima aula apresentação dos projetos elaborados pelos alunos. 
Segue abaixo o Link passo a passo para a construção do espectroscópio: 

Tempo: 20min.

Segunda aula: Após a apresentação da parte teórica do assunto e a realização do espectroscópio. Aula conceitual, após trabalhar o assunto sobre a luz utilizando o espectroscópio os alunos:
Identificarão o triangulo 
Identificarão o lambda
Calcularão o espectro da luz

Tempo: 40min.

4³ momento: breve comentário interagindo com a turma sobre de que diversas maneiras no nosso dia a dia podemos perceber o comportamento da luz.